Diagramar é uma arte, inspiração e vida

13/11/2013  ·  álbuns, dicas, álbum, design, diagramação, fotografia, fotolivro, lightroom, photoshop

Olá pessoal! Hoje resolvi fazer um post diferente, ao invés de dar dicas, mostrar meu trabalho, vou falar da importância de se ter um bom trabalho impresso.

Eu sou apaixonada por diagramação, acho que mais pelo simples fato de uma boa diagramação pode encher os olhos de quem está olhando um álbum. Uma boa diagramação pode salvar aquelas fotos que não estão bonitas ou aquelas que a gente não queria que fosse escolhido (quem nunca teve esse probleminha?). Uma má diagramação pode estragar fotos lindas e mostrar o quanto a pessoa sabe mexer no photoshop. Diagramação é uma arte.

Muitas pessoas falam sobre a tendência clean dos álbuns de hoje em dia, onde o menos é mais. Eu sou tarada por essa tendência e se você acha que é uma tendência de agora, não se engane. Como a moda ela vai e volta, tendências também. Um exemplo: Boca-de-sino. A calça boca-de-sino foi muito usada na época do disco, onde homens e mulheres aderiram à essa modelagem. A febre das calças passou, veio outras. No ano de 2013 o que foi moda no começo do ano? As calças boca de sinos!
Assim é como todo o segmento. Lembram dos álbuns antigos que levantavam o plástico e colocavam no máximo duas fotos por página? Pois é.

Mas deixando um pouco as tendências de lado e agora falando da importância de uma boa diagramação do seu álbum. Coloque poucas fotos por lâmina, ou mais áreas de respiro, não adianta nada colocar poucas fotos e elas estouradas na lâmina inteira. O alvo principal é o olho de quem está admirando o álbum, faça com que ele processe melhor as informações. As áreas de respiro ou espaços negativos estão aí para isso, para que as fotos sejam o assunto principal de seu álbum.

Outro assunto importante para um álbum: o antes de diagramar. Um bom tratamento.

Como é delicioso diagramar um álbum onde todas as fotos estejam tratadas no mesmo tom, o mesmo colorido, o mesmo preto e branco. Eu fico muito feliz e elogio meu clientes que fazem esse tipo de trabalho, é se preocupar com a qualidade. Comece a estudar mais o lightroom e assim você poderá criar os seus! Eu adoro criar presets, acho muito divertido!

Muitas vezes as pessoas me perguntam como eu tenho inspiração para fazer álbuns, procure primeiro se conhecer, saber o que gosta. Tire um dia de sua semana para fazer isso, se conheça, saiba os seus gostos e hobbies, só assim você vai saber o que te inspira, no meu caso é a música. Amo diagramar escutando música, estou sempre com os meus fones e eu amo cantar! Mesmo que seja no chuveiro, na cadeira do computador, adoro cantar!

O seu trabalho reflete muito com o seu humor e estilo. Não adianta você querer um estilo vintage (que também está na “moda”) de diagramação/logo/tratamento se você é uma pessoa moderna. Se conheça, tanto para a sua fotografia como para você mesmo. Use seu bom senso, ninguém nasce sabendo nada! Estude mais do que o necessário, pois é a única coisa que ninguém poderá tirar.

 

Seja único.