How to #1 – sépia?

02/12/2011  ·  how to, fotografia, photoshop

Sempre tive a idéia de inovação, sempre quis fazer diferente e nunca faz o mesmo. Mexer com cores, tonalidades diferentes e até tons de preto e branco diferentes é o que eu mais gosto de fazer nos meus álbuns. Abro uma sessão aqui no blog, chamada “how to” que seria “como fazer” são cores e designs que eu gosto de fazer, que fica bonito e que eu quero compartilhar com vocês.

Abro o primeiro post dessa sessão falando sobre sépia. Aposto que você torceu o nariz não? A primeira imagem que você tem de sépia é aquele tom amarelo chamativo com aspecto de antigo que as fotos de seus avôs têm. O sépia que eu vou apresentar aqui não é assim, aliás, vou mostras duas formas de sépia para vocês usar em suas fotos sem ficar ultrapassado e com elegância.

A foto que eu usei foi a do álbum passado, fotografado pelo Melqui Zago. Ah! Façam isso no photoshop! É mais ou menos um tutorial para photoshop. Espero que gostem!

Preto e branco chocolate:

Use um preto e branco que mais lhe convir. Eu recomendo o gradient map, que está na paleta de camadas lá em baixo com o símbolo de contraste e brilho, irá abrir um menu. Nesse menu tem o gradient map. Irá abrir uma janela de escolha o terceiro gradiente que é o preto e branco, aplique o ok e pronto!

Crie uma nova camada e colore-a com a cor # ffae00

Mude o modo de blending (lá em cima na paleta de camadas) para screen (clarear).

E a opacidade para 13%

Pronto! Viu como fica lindo? Eu sou fã desse preto e branco chocolate (que é como eu chamo)

Sépia desaturada:

Quase a mesma coisa com o processo anterior.

Use o preto e branco que mais lhe convir.

Crie uma nova camada e pinte-a com a cor #e6d264 e mude o blending mode dela para multiply e a opacidade mude para 30%

Outra forma de escapar dos amarelões!

Claro que, você pode agora variar os tipos de amarelos e os blendings modes.