Por onde começar?

03/09/2012  ·  álbuns, dicas, álbum, casamento, design, diagramação, fotografia, fotográfico, fotógrafos, novidades, photoshop

Ultimamente ando recebendo muitos emails com dúvidas e geralmente essas dúvidas, são muito parecidos e com respostas iguais na maioria das vezes. A dúvida de um pode ser a dúvida de muitos e por isso resolvi fazer um post sobre a dúvida mais comum que eu recebo por email: Como começar a diagramar e montar álbuns. Vejo muitas pessoas começando a querer diagramar álbuns (coisa que eu fico muito contente :D), mas que muitas vezes não tem um rumo. Nesse post vou falar de como eu comecei e dar algumas dicas para quem está começando.

Bom, quando eu comecei a trabalhar com diagramação, foi em um estúdio e eles me deram todas as armas que eu preciso para diagramar, isso foi bom, pois não me senti perdida no meio de tanta informação, mas no começo eu só tinha o “bom senso” ainda não tinha estudo e noção do que era design. Visto que eu queria sempre mais e que não estava contente com as minhas diagramações comecei a estudar. A faculdade de publicidade me ajudou muito a começar essa etapa no meu trabalho. Primeiro comecei com sites, os que me ajudaram muito foram o abduzeedo e o chocoladesign. Depois na faculdade fiz uma cadeira que envolvia muito o assunto design, o professor até indicou um livro pra turma ler “design para quem não é designer” um título estranho, mas um livro muito bom.

Para quem está começando indico demais esse livro, antes de começar a fazer as suas diagramações, leia esse livro. Ele vai te ajudar muito como me ajudou.

Procure livros a respeito de tipografia. Tipografia é muito importante em um álbum, não é o essencial, mas é muito importante. Procure assuntos como simetria, proporção áurea, pontos de ouro, alinhamentos e tudo que você acha que pode usar em um álbum.

Depois de você estudar, definir o seu estilo de diagramação (muito importante esse item, ele que vai definir quem você realmente é profissionalmente) e dizer “está pronto”, vem à parte, talvez, mais fácil do processo. Escolher um software para a sua diagramação. Eu indico o photoshop e o indesign, os dois são ótimos para diagramações, você tem que dominar o software que você escolher, ele tem que ser o seu melhor amigo e aliado! Sem ele você não faz nada. Não importa o software que você use, o que importa é o resultado final.

Agora você acha que está pronto para a diagramação? Que é o melhor? Nem pensar, tem que sempre renovar os nossos conhecimentos, tem que investir mais no nosso trabalho e fazer com quem esse retorno seja em trabalho e elogios, afinal, quem não gosta de receber um email elogiando o seu trabalho? Eu adoro! Não é fácil, é trabalhoso, mas tudo que dá trabalho, sempre é melhor.

 

Segue alguns links de posts aqui do blog que ajude:
dicas para álbuns infantis
simetria
afinal, o que é ser clean?
seja quadrado