Preto e branco com colorido, eis a polêmica.

27/07/2012  ·  dicas, novidades, diagramação, dica, photoshop

Já dizia a música: “eu prefiro ser, uma metamorfose ambulante”.

É o que quero para a minha vida. Quero sempre mudar e para o melhor! Também dizem que quando ensinamos, aprendemos ainda mais. Foi o que aconteceu comigo. Desde o meu primeiro workshop de design de álbuns (confira o post aqui) eu meti na minha cabeça que eu teria que ser melhor, foi então que comecei em uma fase de mudanças no meu trabalho.

Uma dessas mudanças, foi não misturar mais foto colorida com fotos em preto e branco na mesma lâmina (lembrando que lâmina são duas páginas). Vou explicar com exemplos que fica mais fácil. =)

Feche seus olhos, conte até três e abra ele olhando para essa lâmina aqui em baixo (se precisar, abra ela maior):

 

 

Qual foi a primeira coisa que você viu? A foto em preto e branco, não?

Nossos olhos acabam esquecendo as fotos coloridas, elas estão ali e ninguém dá bola para elas, depois de segundos você consegue realmente ver as fotos coloridas! Para que uma lâmina seja mais harmoniosa, optei por deixar as fotos todas em preto e branco. Olhem como ficou a mesma lâmina:

 

 

Mesma coisa acontece ao contrário. Faça o mesmo exercício. Feche os olhos, conte até três e depois abra os olhos olhando para a lâmina abaixo:

 

Viu só? Nossos olhos são direcionados para as fotos que estão mais salientes no caso as com tom diferente. Eu não quero que uma foto passe despercebida, quero que todas as fotos tenham o mesmo valor.

Fora que esteticamente falando (agora uma opinião pessoal), misturar preto e branco com colorido na mesma página fica ruim, quase que um carnaval!

Por falar em carnaval, opte sempre quando estiver fazendo o seu álbum, ou por preto e branco OU sépia. Misturar o preto e branco com colorida e sépia fica um carnaval (grosso modo falando). Não queremos que o nosso álbum seja um carnaval!

Isso se chama evoluir. Eu quero evoluir (podem olhar meus álbuns antigos com os que postarei apartir de hoje) e quero que vocês também evoluem e para isso, precisa-se horas e horas de dedicação e estudo. =)

 

fotos por: Kelly Fontes http://www.kellyfontes.com.br/blog