Sobre capas e caixas

05/09/2011  ·  designer, dicas, álbum, álbuns, amostra de álbum, caixa, capa e caixa, capca, design, diagramação, fotografia, fotolivro

Sempre quando pensamos na capa do nosso álbum logo vem à cabeça a foto mais bonita do álbum, afinal a apresentação do álbum é a capa. O primeiro olhar de quem for ver o álbum vai ser a capa, por isso essa vontade de colocar a foto mais bonita de todo o casamento na capa.

Agora vêm as perguntas, e se a minha capa for sem foto? Ou quem sabe com uma textura da identidade do casamento? Tudo é válido. No meio fotográfico o que tem que encantar é o belo e harmonioso para os olhos. Aquele álbum 30×40, grande, não precisa ter uma foto ocupando toda a página, uma foto no centro ou até mesmo com um pouco “esfumaçado” pode ser bem vista, ou quem sabe três fotos no centro da página? Uma dos noivos no meio, uma da noiva no lado esquerdo e outra do noivo no lado direito? Tudo é válido quando o assunto é criação.

Outra parte bastante importante na capa é o tamanho da fonte. O nome dos noivos não precisa ser do tamanho de quase todo o álbum, afinal, você quer mostrar a fonte ou a foto? Fontes pequenas colocadas nos pontos de ouro da capa é o mais apropriado para a situação. O importante é usar o bom senso na hora de diagramar uma capa, pois ela é apresentação do álbum, é o começo de tudo! Vamos falar sobre a contra capa, você usa uma foto pequena centralizada ou uma foto ocupando toda a página? O ideal para segui um bom balanço e harmonia na capa é que se você usou uma foto ocupando toda a capa, na contra capa faça apenas um quadrado, ou um retângulo, em baixo da lâmina, ou até mesmo no meio.

Para quem são acostumados a fazer caixas ou luvas personalizadas, vocês fazem a caixa/luva com a mesma arte da capa? Dou uma dica, usar cores ou talvez apenas o “logo” do casamento na caixa é uma grande pedida, além de ficar mais elegante e limpo, o destaque maior vai ficar para a capa.

Vale tanto para as capas e tanto para as luvas e caixas, usar cor em ambas sai do normal, o seu trabalho vai ter um diferencial. Um casamento pode ter muito bem uma caixa e capa branca, claro que o aumento da sujeira vai ser significante, mas instrua o seu casal de noivos a sempre deixar guardado e a fazer uma manutenção de limpeza nos álbuns. Ele vai ser pra sempre e vai ser único.

 

Segue a baixo exemplo de caixas e capas para inspirar a mudar, saia da sua zona de conforto e faça algo novo! Você não vai se arrepender =)