Um mundo de tipografias – pt.1

09/04/2014  ·  álbum, álbuns, casamento, design, diagramação, dicas, fotografia, fotográfico, fotógrafos, fotolivro, indesign, infantil, photoshop

Olá! Olá!

Sejam todos bem vindos a mais um post de dicas aqui no blog! Depois de receber emails, inbox no facebook, pedidos pessoalmente, cá estou escrevendo sobre um assunto que todo o designer mais ama: Tipografia. Vou dividir esse post em algumas parte, pois é um assunto muito extenso e eu poderia escrever um livro sobre ele. Aliás, falando em livros, já vou começar com a indicação de 3 livros que eu adoro demais sobre o assunto.

FOTO 1

1. Elementos do estilo tipográfico – Robert Bringhurst 2. Design e Tipografia 100 fundamentos do design com tipos – Ina Saltz 3. Los logos 6 – Gestalten (esse livro é sobre logos, mas dá para ter muita inspiração tipográfica)

Na primeira parte vou apresentar as famílias mais usadas nos meus álbuns de casamento, infantis, 15 anos e qualquer álbum que faço.
Sempre que componho um álbum, procuro sentir o feeling da decoração da festa, da cerimônia e o estilo da noiva. Geralmente são eles que vão influenciar na tipografia.
Não adianta querer usar uma fonte mais romântica se o casal é completo rock ’n roll! Vamos ter em mente: é o bom senso que prevalece nessas horas. Para ter um bom senso apurado, basta estudar.
Trabalho basicamente com 4 tipos: as serifs, as san serifs, as slab serifs e por fim e não menos importante as scripts.

FOTO 2

A grande pergunta que sempre escuto: “Quando uso cada tipo de fonte?”
Melhor ilustrar com uma foto, certo?

FOTO 3

O que essa foto transmite para você?
Vamos pensar um pouquinho. Uma foto ao ar livre, sol, flores e grama. Tudo revela que o casal é: detalhista, romântico e moderno. Certo?

Como fazer uma identidade para esse casal? Uni todos os três conceitos em um só. Segue a analogia:
Moderno = Fonte san serif
Detalhista = Algum detalhe na tipografia
Românico = coração

E o resultado foi esse da FOTO 4

O detalhe da tipografia ficou com o “e” e o romantismo com o coração.

É muito simples criar uma identidade linda e diferente para o seu cliente!

Vamos falar um pouco sobre um álbum infantil. Sempre ouço as pessoas falarem, que em álbuns infantis é obrigado colocar o tema da festa. No meu trabalho, não uso nada do tema da festa e sim, algo que remeta a esse tema.

FOTO 5

Esse aniversário, o tema central da festa foi o “Ursinho Pooh”. Todos sabem que as cores do Ursinho Pooh é amarelo e vermelho. As minhas cores principais eram o vermelho e o amarelo. Por se tratar de um álbum infantil, resolvi utilizar tons pastéis. A fonte escolhi uma mais “gordinha” por se tratar do Pooh, que é um ursinho fofo.
O personagem ama mel e quem produz o mel? A Abelha. Nada melhor do que trazer o tema da festa de forma simples. O vetor da abelha comprei em um site de vendas de materiais gráficos, para uso exclusivo desse álbum.
A união de todos os conceitos resultou nessa linda identidade:

FOTO 6

Ter uma boa percepção do que fazer em um álbum e ter esse olhar apurado para identificar a personalidade da pessoa retratada é algo incrível! Você adquire essa habilidade com o tempo e treino é essencial em álbuns. Estude muito, olhe muitas e muitas referências de tipografia, tanto em sites como em livros, jornais e revistas.

Esse foi apenas o primeiro post de uma série sobre tipografia que quero lançar aqui no blog. Espero que todos tenham gostando do post e que ele seja uma inspiração para vocês. Beijos e até o próximo!